Francisco Rolfsen Belda

Textos, Cursos e Publicações | Prof. Dr. Francisco Rolfsen Belda

Tão longe, tão perto

leave a comment »

Um aluno, certa vez, me perguntou. “Você trabalha ou só dá aulas?” Não havia ironia na questão. Ele queria saber se, além de ter feito mestrado, doutorado, publicações, conferências, disciplinas, eventos e projetos de pesquisa, eu também tinha experiência prática da profissão. Mas estava explícita na pergunta a desvalorização do “dar aulas” sobre o “trabalhar”. Afinal, como se diz, quem sabe, faz (mesmo sem saber fazer) e quem não sabe, ensina (ainda que não saiba ensinar).

O episódio ilustra um pouco da incompreensão mútua entre a vida na academia e a vida no mercado. A primeira é geralmente vista como bucólica, reflexiva, desinteressada (como se não houvesse rankings de produtividade científica). A segunda, dinâmica, pragmática, venal (como se não houvesse ética nos negócios). É a caricatura do filósofo contra a do rentista, e que faz esquecer as tantas matizes que separam esses extremos.

De fato, nossas melhores universidades públicas dependem do imposto pago por empresas que vendem mercadorias. E nossas melhores empresas privadas dependem da mão de obra qualificada e de novas tecnologias oriundas das universidades. Mas ainda estamos longe de um modelo em que empresas doem parte de seus lucros para que instituições de excelência em ensino e pesquisa projetem o futuro. E em que chefes de departamento não vejam como heresia o emprego de seus alunos, laboratórios e equipes de pesquisas na solução de problemas empresariais.

Imagino se esses papéis se invertessem por um dia. Acadêmicos precisando tomar decisões urgentes, impulsionar vendas, gerar empregos e renda. Empresários tendo de dar aulas, emplacar artigos, orientar pesquisas e produzir conhecimento. Talvez assim percebessem o quanto dependem uns dos outros. E o quanto teriam a ganhar ao aproximarem esses dois mundos. Seria como dizer que quem sabe, sabe porque faz; e quem faz, faz porque sabe. E quem não sabe… Bem, na academia ou no mercado, sempre é tempo de aprender.

Written by Francisco Rolfsen Belda

29/12/2011 às 15:48

Deixe um comentário